Mais de 160 alunos do Ensino Fundamental II, de 16 escolas municipais da cidade de Santos, do litoral paulista, formandos do Programa Santos Jovem Doutor, e seus professores, estiveram na Faculdade de Medicina da Universidade de São (FMUSP), divididos em dois grupos, nos dias 25 e 26 de outubro de 2022.
No Teatro da FMUSP, os alunos foram recepcionais e tiveram a oportunidade de ouvir os depoimentos a respeito do universo acadêmico, medicina, saúde e educação com o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor, o Prof. Carlos Vicente Serrano Junior, do Departamento de Cardiologia e Vice-Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, o Prof. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, do Departamento de Patologia, e o Prof. Chao Lung Wen, idealizador do projeto Jovem Doutor e Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia, todos membros da Faculdade de Medicina.
Como pesquisador, o Prof. Roger declarou ter a mesma curiosidade que os jovens alunos, de entender as coisas. E que ele busca aprender sempre e devolver o conhecimento adquirido com um propósito maior. Ele ainda complementou: “é uma satisfação receber vocês em nossa Instituição. A USP entende que, com ciência, a gente muda e vocês são os votos de transformação que precisamos”.
Os participantes do Programa Santos Jovem Doutor foram ao laboratório do “Homem Virtual”, viram o robô de telepresença, passaram pelo Laboratório de Habilidades (LabHab), visitaram o Museu Histórico e caminharam pelo Complexo do Hospital das Clínicas.
Uma homenagem foi feita em nome da Disciplina de Telemedicina aos docentes envolvidos no Programa Santos Jovem Doutor e parceiros de Santos. Na ocasião, um troféu em formato do coração humano, impresso em 3D, foi entregue à Ana Caetano, professora da rede pública de ensino básico. A mesma condecoração foi atribuída à Cristina Barletta, Secretária de Educação, e à Audrey Kleys Cabral de Oliveira Dinau, Vereadora.
Para encerrar à visita e oficializar a formatura da oitava turma, o Passaporte Santos Jovem Doutor foi entregue aos alunos para que eles registrem a vinda à FMUSP com fotos, anotações e, futuramente, quando participarem de outras atividades do programa, possam receber um carimbo, em reconhecimento à dedicação de cada um ao aprendizado sobre saúde e cidadania.
O Programa Santos Jovem Doutor “não representa só conhecimento, mas também confiança, carinho e mudança”, afirmou o Prof. Chao Wen.