Notícias

Grupo fará estágio nas unidades de saúde em São Paulo

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) iniciou, em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde do Butantã e a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, um programa de intercâmbio internacional voltado à qualificação do cuidado em Atenção Primária à Saúde. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação entre os Ministérios da Saúde do Brasil e de Angola, com o objetivo de fortalecer o sistema público de saúde do país africano.

Durante três meses, 30 médicos residentes angolanos em formação na especialidade de Medicina Geral e Familiar participarão de um estágio supervisionado em diferentes serviços de saúde da capital paulista. A programação inclui atividades teóricas e práticas, desenvolvidas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região do Butantã, no Centro de Saúde Escola Butantã (CSEB), no Hospital Universitário da USP e no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (ICr-HCFMUSP).

Coordenada na FMUSP pelo Prof. Itamar Santos, do Departamento de Clínica Médica, e Dra. Mariana Sato, do Centro Integrado de Atividades Acadêmicas em Atenção Primária, a iniciativa busca proporcionar aos residentes angolanos uma imersão no modelo brasileiro de Atenção Primária à Saúde, promovendo o intercâmbio de saberes e experiências entre os profissionais e instituições envolvidas.

Ao todo, mais de cem médicos residentes angolanos estão no Brasil para este intercâmbio, em diversas instituições de ensino. Na quinta-feira, dia 15 de maio, o grupo foi recebido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a solenidade oficial de boas-vindas.

“Assumir o compromisso de contribuir para a qualificação da assistência em Angola é uma ação importante do estado brasileiro. Para todos nós, é um orgulho participar dessa iniciativa. USP e SMS apoiaram fortemente esse treinamento, que apenas se tornou possível pela participação de professores da FMUSP, equipe gestora e técnica do CSEB, médicos e outros profissionais do Hospital Universitário e dos serviços de Atenção Primária do Butantã”, explica o Prof.  Itamar Santos.

O programa de intercâmbio conta, ainda, com a participação dos professores da FMUSP: Prof. Paulo Lotufo e Prof. Rodrigo Olmos, do Departamento de Clínica Médica; Profa. Sandra Vieira, do Departamento de Pediatria; e Prof. José Pinhata e Prof. Alfredo Jácomo, do Departamento de Cirurgia.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br