Notícias


Foco está em melhorar a experiência dos pacientes; inovações poderão ser incorporadas ao sistema público de todo o Brasil

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e o governo do Reino Unido fecharam uma parceria para desenvolver o Plano de Saúde Digital, uma colaboração que faz parte do Better Health Programme (BHP), programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil. O objetivo é desenvolver soluções de saúde digital que aumentem a eficiência e qualidade no atendimento e acompanhamento dos pacientes do HC e que possa ser implantado em toda a rede do SUS (Sistema Único de Saúde) no país.

O projeto terá duração de dois anos (entre 2021 e 2022). A parceria do governo britânico com o governo brasileiro se dá em torno de três pilares: melhorar o atendimento na atenção primária; levar a implementação das ferramentas digitais desenvolvidas a todos os níveis de atendimento na rede de saúde e capacitar profissionais do sistema público de saúde e se adaptar às realidades regionais do país, especialmente na atenção primária.

Uma das metas é realizar 40% dos atendimentos ao paciente do HC de forma remota, desde a marcação de consultas ao acompanhamento de pacientes crônicos. Outra finalidade é implantar o piloto do programa de atenção primária remota em dez municípios. Além disso, também pretende-se criar dez linhas de cuidados digitais dentro do HC; e realizar telerregulação de urgência e emergência de 30 mil pacientes por ano.

Para o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e da Comissão de Inovação do HCFMUSP –, “a realização do Plano de Saúde Digital resultará em avanços significativos na melhoria do atendimento prestado à sociedade brasileira, com a criação de modelos de soluções digitais replicáveis para melhorar a experiência do paciente e ter mais eficiência em toda a jornada de atendimento”.

Saiba mais aqui.