Editais CRInt

Número do Edital:
Data abertura: 02/04/2025
Data atualização: 02/04/2025
Instituição ofertante: Universidade de São Paulo, University of Surrey (Reino Unido) e North Carolina State University (EUA)

Prazo para inscrição19 de maio de 2025

Público-Alvo: Docentes e doutorandos USP

Requisitos: Coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado da USP poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento.

Processo seletivo: O resultado da seleção de propostas será divulgado até o dia 14 de julho de 2025. Os projetos contemplados poderão ter atividades financiadas entre 1º de agosto de 2025 e 31 de julho de 2026, com extensão (sem financiamento adicional) até 31 de janeiro de 2027 para apresentação dos resultados de pesquisa.

Documentos necessários

Formulário de Proposta:

  • Título do Projeto

  • Pesquisador Principal e Co-Pesquisador(es)

  • Sinopse do projeto proposto, que poderá ser utilizada para divulgação no nosso site.

  • Descrição do projeto (máx. 1.000 palavras):
    → Objetivos e relevância do projeto;
    → Como o projeto aborda uma nova questão ou área de pesquisa (e não foi previamente financiado pela UGPN);
    → Um plano de trabalho que detalhe claramente as atividades a serem realizadas para atingir os objetivos;
    → Como o projeto se alinha ao foco temático deste edital do RCF e aborda pelo menos dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
    → Visão geral da equipe de pesquisa, incluindo funções e contribuições no projeto, bem como a diversidade da equipe.

  • Declaração de Benefícios (máx. 300 palavras) descrevendo os resultados esperados do projeto, incluindo impactos para a academia e a sociedade.

  • Orçamento: utilize o modelo fornecido para incluir uma tabela orçamentária com a devida justificativa.

  • CVs do Pesquisador Principal e dos Co-Pesquisadores (máx. 2 páginas): inclua o CV de um representante nomeado por cada instituição parceira. O CV deve conter formação acadêmica, nomeações profissionais, até cinco (5) publicações relacionadas à pesquisa proposta ou bolsa acadêmica, e atividades relevantes para esta solicitação de financiamento.

  • Cartas de apoio dos Decanos das Faculdades (ou seus representantes) de cada instituição colaboradora e de fontes de qualquer financiamento complementar.

Benefícios adicionais: Apoio de até 10.000,00 dólares (USD) por instituição a cada projeto de pesquisa conjunta (bilateral ou trilateral) entre as universidades parceiras.

Área de estudo/curso: Serão priorizadas propostas que sejam transdisciplinares no âmbito das ciências exatas e tecnologia, ciências sociais, humanidades e artes, e que contribuam para as amplas áreas de pesquisa em soluções para alimentação e água; mudanças climáticas e comunidades saudáveis; e saúde única de forma mais abrangente (embora todas as áreas temáticas serão consideradas).

Como se inscrever: A candidatura deverá ser efetuada por apenas um dos docentes responsáveis pela proposta.

Contato para dúvidas: Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: international.networks@usp.br ou pelo portal Fale Conosco do Sistema Mundus – Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes”.

Link para Inscrição: Formulário digital





Número do Edital: 2074
Data abertura: 19/03/2025
Data atualização: 02/04/2025
Instituição ofertante: Universidade de Groningen

Prazo para inscrição: 19 a 30 de março de 2025

Público-Alvo: Discentes de Graduação

Requisitos: Para participar, o candidato precisa atender a todos os seguintes requisitos até o prazo final de inscrições:

  1. Ler e estar de acordo com o conteúdo completo deste Edital, além de acompanhar possíveis atualizações em caso de Edital Retificado.
  2. Ser brasileiro ou estrangeiro com visto de permanência no Brasil.
  3. Estar regularmente matriculado no curso de graduação de Medicina da FMUSP e não ter dependências em disciplinas obrigatórias (são consideradas dependências as disciplinas conceituadas como RN, RA e RF que não tenham sido novamente cursadas com conceito final de aprovação até o ato da inscrição).
  4. Ter completado pelo menos 4 (quatro) semestres no curso atual até o momento do intercâmbio (julho de 2025),desconsiderando os semestres de vínculos anteriores encerrados por transferência, conclusão ou interrupção de qualquer tipo.
  5. Não ter sido indicado à vaga de intercâmbio para o mesmo período por meio de processo seletivo gerenciado pela AUCANI ou por sua Unidade USP de origem.
  6. Não estar cumprindo penalidade por desistência fora do prazo em editais anteriores da FMUSP que previssem tal sanção.

Processo seletivo: Entre os dias 31 de março e 02 de abril de 2025 ocorrerá o período de análise das candidaturas validadas por parte da CRInt e da CG da FMUSP, através de avaliação documental.

Documentos necessários: 

  1. Formulário de inscrição (baixe modelo aqui);
  2. Comprovante de Proficiência em inglês (Opcional);
  3. Passaporte dentro da validade ou seu protocolo de solicitação/renovação;
  4. CV (Curriculum Vitae) em inglês atualizado (sugestão: modelo CV Europass).

Benefícios adicionais: Os custeios com alimentação, passagens aéreas, seguros exigidos pelas IES, taxas de registro local e demais despesas são de responsabilidade do(a) estudante.

Área de estudo/curso: -

Como se inscrever: Exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus (Menu Público > Editais > Alunos de Graduação > Editais: No do Edital: 2074) - não é necessário login ou senha.

Contato para dúvidas: Dúvidas por e-mail (international@fm.usp.br) ou pessoalmente no Escritório Internacional, na sala 2105 do 2o andar da FMUSP, das 8h às 15h.

Local de realização: Groningen, Holanda.

Link para Inscrição: Clique aqui para se inscrever





Número do Edital:
Data abertura: 10/03/2025
Data atualização: 11/03/2025
Instituição ofertante: Universidade de São Paulo

Valor da Bolsa: Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 10.500,00 (R$ 5.250,00 da USP + R$ 5.250,00 do Consulado-Geral da França em São Paulo), destinados exclusivamente ao custeio de despesas organizacionais, conforme o edital.

Duração da Bolsa: 15 a 26 de setembro de 2025

Prazo para inscrição: 18 a 31 de março de 2025

Público-Alvo: Docentes ativos do quadro permanente da USP como coordenadores das propostas

Requisitos: -

Processo seletivo: "7.1. As propostas devem ser encaminhadas eletronicamente por docentes da USP pelo Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=D&codmnu=3144) - Edital nº 2047. Data limite para submissão das propostas: 31 de março de 2025. 7.2. O arquivo de apresentação do evento deve incluir: 7.2.1. Formulário de solicitação de apoio (Anexo 1), incluindo orçamento provisório detalhado (de acordo com as tabelas que constam no formulário) – “Formulário de inscrição”; 7.2.2. Texto de apresentação do evento cientifico (até duas páginas no total) – “Plano de Atividades em Português”; 7.2.3. Uma lista de palestrantes confirmados (com links para os respectivos currículos Lattes ou inclusão de currículos resumidos - máximo duas páginas no total) e/ou um programa provisório do evento – “Programa de Atividades”

Documentos necessários: -

Benefícios adicionais: -

Área de estudo/curso: -

Como se inscrever: -

Contato para dúvidas: AUCANI-USP: Fale Conosco do Sistema Mundus (Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes")
Consulado-Geral da França em São Paulo: marion.magnan@diplomatie.gouv.fr"

Local de realização: -

Link para Inscrição: Clique aqui para se inscrever




| 1 | Última página
Total de 3 registros